Certificação Digital

Empresa credenciada como Autoridade de Registro Certisign-RFB (Receita Federal do Brasil) desde 2006, destacou-se através de um trabalho diferenciado, com atendimentos IN HOUSE , onde o cliente é atendido com conforto e rapidez , em sua propria empresa, tendo em seu portifólio, algumas das maiores empresas do Brasil, tais como: Coca-Cola, De Millus, Lafarge entre outras, com notória especialização na Área de Comércio Exterior, junto ao Siscomex, Radar e Cadastro de Representante Legal da RFB.

O que é Certificação Digital

A tecnologia que oferece sigilo, agilidade e validade jurídica em transações eletrônicas.

O Certificado Digital é uma credencial que identifica uma entidade, seja ela empresa, pessoa física, máquina, aplicação ou site na web. Documento eletrônico seguro, permite ao usuário se comunicar e efetuar transações na internet de forma mais rápida, sigilosa e com validade jurídica. O arquivo de computador gerado pelo Certificado Digital contém um conjunto de informações que garante a autenticidade de autoria na relação existente entre uma chave de criptografia e uma pessoa física, jurídica, máquina ou aplicação.

O que é um SmartCard?

e-cpf

É um cartão criptográfico capaz de gerar e armazenar as chaves criptográficas que irão compor os certificados digitais. Uma vez geradas essas chaves, elas estarão totalmente protegidas, não sendo possível exportá-las para uma outra mídia nem retirá-las do smart card.
Mesmo que o computador seja atacado por um vírus ou, até mesmo, um hacker essas chaves estarão seguras e protegidas, não sendo expostas a risco de roubo ou violação. Os múltiplos níveis de proteção que compõem a solução – incluindo recursos físicos e lógicos – asseguram a identificação do assinante, permitirão que a integridade e o sigilo das informações sejam protegidos e impossibilitarão o repúdio do documento em momento posterior.

O que é uma Leitora?

leitora-cpf

Uma leitora é um dispositivo projetado para conectar um cartão inteligente a um computador. A leitora se encarregará de fazer a interface com o cartão, enquanto o computador suporta e gerencia as aplicações. Instalar uma leitora de cartões inteligentes é um procedimento simples, que dispensa conhecimentos técnicos. Uma vez instalada, a leitora permitirá o acesso seguro a serviços na Internet já preparados para a certificação digital, como o Receita 222 e aplicações de Internet Banking.

O que é um Token?

token

O token é um hardware capaz de gerar e armazenar as chaves criptográficas que irão compor os certificados digitais. Uma vez geradas estas chaves estarão totalmente protegidas, pois não será possível exportá-las ou retirá-las do token (seu hardware criptográfico), além de protegê-las de riscos como roubo ou violação. Sua instalação e utilização é simples: conecte-o a qualquer computador através de uma porta USB depois de instalar seu driver e um gerenciador criptográfico (software). Dessa forma logo que o token seja conectado será reconhecido pelo sistema operacional. São características do token, incluindo recursos físicos e lógicos: assegurar a identificação do portador (que precisa de uma senha pessoal e intransferível para utilizá-lo), permitir que a integridade e o sigilo das informações contidas nele, proteger e armazenar essas informações (as chaves e os certificados) e impossibilitar a separação da chave criptográfica do hardware criptográfico.

e-CPF

O e-CPF é a versão eletrônica do CPF, que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas físicas.

Tenha acesso a todos os serviços oferecidos pelo Governo Federal na Internet utilizando o e-CPF Certisign/Databras, o documento utilizado pelo contribuinte para relacionamento com a Receita Federal do Brasil, agora, em formato eletrônico.

Com o e-CPF Certisign/Databras você pode enviar sua declaração do Imposto de Renda via Internet, consultar e atualizar seu cadastro como contribuinte pessoa física, recuperar informações sobre seu histórico de declarações e verificar sua situação na “malha fina”. Além disso, você pode obter certidões da Receita Federal, cadastrar procurações e acompanhar processos tributários eletronicamente, com a conveniência de não precisar deslocar-se até um posto de atendimento.

Tipos de e-CPF

e-CPF tipo A3
O e-CPF Tipo A3 oferece maior segurança porque seus dados são gerados, armazenados e processados em um cartão inteligente ou token, permanencendo invioláveis e únicos. Apenas o detentor da senha de acesso do cartão ou do token pode utilizá-lo. Este certificado digital possui validade de até 3 anos.

e-CPF tipo A1
O e-CPF tipo A1 é gerado e armazenado em seu computador pessoal, dispensando o uso de cartões inteligentes ou tokens. Para maior segurança, no momento da emissão do certificado, deve-se optar por protegê-lo com uma senha de acesso. Adicionalmente, recomenda-se que um único computador armazene seu e-CPF e que seja criada apenas uma cópia de segurança. Este certificado digital possui validade de 1 ano.

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O certificado digital é um documento eletrônico que identifica as pessoas em meio digital, fazendo uso de criptografia, tecnologia que assegura o sigilo e a autenticidade de informações.

Além de identificar com segurança pessoas físicas, o e-CPF garante confiabilidade, privacidade, integridade e inviolabilidade em mensagens e em diversos tipos de transações realizadas via Internet. Além disso, o certificado digital tem validade jurídica para ser utilizado como assinatura de próprio punho, comprovando que seu proprietário concorda com o documento assinado. Abaixo segue alguns dos benefícios que o usuário do e-CPF poderá usufruir:

• Acesso ao Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte – e-CAC;
• Consulta e acompanhamento da Situação Fiscal das Pessoas Físicas e Jurídicas com o e-CPF do responsável legal perante a Receita Federal;
• Ratificação dos DARFs recolhidos com dados errados e obtenção de cópias dos documentos recolhidos desde 1993;
• Obtenção de cópias de Declarações do Imposto de Renda de Pessoas Jurídicas (DIPJs e PJs), de Declaração de Créditos e Débitos de Tributos Federais – DCTFs e Declaração de Contribuições Sociais – DACONs;
• Obtenção de cópias de Declarações do Imposto de Renda de Pessoas Físicas e de Declarações do Imposto de Renda na Fonte – DIRFs;
• Elaboração de Procurações Eletrônicas;
• Priorização na restituição do Imposto de Renda Pessoa Física para declarações entregues com certificação digital;
• Parcelamento eletrônico on-line de débitos Pessoas Físicas e Jurídicas;
• Agendamento eletrônico das Pessoas Físicas e Jurídicas, para atendimento no balcão do CAC para resolver pendências;
• Implantação do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED;
• Apresentação de assinatura e firma reconhecida em cartório do Documento Básico de Entrada no CNPJ junto a Receita Federal (DBE) àqueles que utilizam a certificação digital;
• Desburocratização do credenciamento de representante legal das empresas que operam no SIXCOMEX;
• Envio eletrônico de documentos referentes a processos que tramitam nas Varas do Trabalho dos 24 TRTs e no TST, através da Internet, sem a necessidade da apresentação posterior dos documentos originais;
• Segurança aos correntistas dos bancos ao acessarem suas contas por meio da Internet;
• Agilidade na liberação de contratos de câmbio nas Instituições Financeiras;
• Acesso a Compras Públicas por meio dos Pregões Eletrônicos;
• Transações eletrônicas seguras melhorando a gestão das empresas, desmaterializando processos burocráticos e agilizando procedimentos;
• Saúde Complementar Eletrônica;
• Autorização de funcionamento para empresas de Segurança, através do Sistema de Gestão Eletrônica de Segurança Privada – GESP da Polícia Federal;
• Serviços Cartoriais Eletrônicos;
• Conectividade Social para FGTS – Permite a simplificação do processo de recolhimento do FGTS, a redução dos custos operacionais; o aumento da segurança e do sigilo das transações com o FGTS e facilita o cumprimento das obrigações da empresa relativas ao FGTS e à Previdência Social.

E-CNPJ

O e-CNPJ é a versão eletrônica do CNPJ, que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas jurídicas.

O e-CNPJ é um documento eletrônico em forma de certificado digital, que garante a autenticidade e a integridade na comunicação entre pessoas jurídicas e a Receita Federal do Brasil (RFB), funcionando exatamente como uma versão digital do CNPJ.

Com este documento digital é possível realizar consultas e atualizar os cadastros de contribuinte pessoa jurídica, obter certidões da Receita Federal, cadastrar procurações e acompanhar processos tributários através da Internet sem a necessidade de ir munido de diversos documentos até um posto de atendimento.

Tipos de e-CNPJ

e-CNPJ tipo A3
O e-CNPJ Tipo A3 oferece maior segurança porque seus dados são gerados, armazenados e processados em um cartão inteligente ou token, permanencendo invioláveis e únicos. Apenas o detentor da senha de acesso do cartão ou do token pode utilizá-lo. Este certificado digital possui validade de até 3 anos.

e-CNPJ tipo A1
O e-CNPJ tipo A1 é gerado e armazenado em seu computador pessoal, dispensando o uso de cartões inteligentes ou tokens. Para maior segurança, no momento da emissão do certificado, deve-se optar por protegê-lo com uma senha de acesso. Adicionalmente, recomenda-se que um único computador armazene seu e-CPF e que seja criada apenas uma cópia de segurança. Este certificado digital possui validade de 1 ano.

Suporte Databras – Utilitários

Hierarquia ICP-Brasil

e-CPF Cadeias de Certificação

certificado-1

Para instalar esta cadeia de certificação, execute os procedimentos abaixo:
1- Clique sobre a imagem do certificado desejado;
2- Na janela “Download de Arquivo”, escolha a opção “Abrir”;
3- Quando a janela “Certificado” aparecer, clique no botão “Instalar certificado” (localizado na parte inferior da janela);
4- Clique em “Avançar”. Deixe marcada a opção “Selecionar automaticamente o armazenamento de certificados conforme o tipo de certificado”;
5- Clique em “Avançar” mais uma vez e finalmente, clique em “Concluir”.

e-CNPJ Cadeias de Certificação

certificado-2

Para instalar esta cadeia de certificação, execute os procedimentos abaixo:
1- Clique sobre a imagem do certificado desejado;
2- Na janela “Download de Arquivo”, escolha a opção “Abrir”;
3- Quando a janela “Certificado” aparecer, clique no botão “Instalar certificado” (localizado na parte inferior da janela);
4- Clique em “Avançar”. Deixe marcada a opção “Selecionar automaticamente o armazenamento de certificados conforme o tipo de certificado”;
5- Clique em “Avançar” mais uma vez e finalmente, clique em “Concluir”.

Drivers e Manuais de Leitoras
Esta seção contém os drivers e manuais de instalação/uso de vários modelos de leitoras de cartão inteligente (o cartão que armazena o seu certificado digital).
Siga os procedimentos abaixo para um correto funcionamento da sua leitora.

Instalação > Leitora de smart card
Antes de fazer o download do drive de sua leitora, veja na figura ao lado como reconhecer o fabricante e o modelo da mesma.
Lembre-se: além do driver da leitora, é necessária a instalação do software SafeSign (o gerenciador de acesso à leitora), disponível no link abaixo.

SafeSign Gerenciador Criptografico

Fabricante
Modelo
Sistema Operacional
Arquivo de Instalação
SafeSign
Gerenciador
Windows 32 bits
Download (6,8mb)
SafeSign
Gerenciador
Windows 64 bits
Download (9,75mb)

Drivers Leitoras

Fabricante
Modelo
Sistema Operacional
Arquivo de Instalação
Gemplus
GemPC Twin
Windows 32 bits
Download (1,17mb)
GemPlus
GemPC Twin
Windows 64 bits
Download (1,54mb)

Drivers e Manuais de Tokens
Esta seção contém os drivers e manuais de instalação/uso de vários modelos de tokens USB (o dispositivo que armazena o seu certificado digital).
Siga os procedimentos abaixo para um correto funcionamento do seu token.

Instalação > Token USB

IMPORTANTE: antes de instalar o driver do seu token, recomendamos a leitura do manual de instalação correspondente, também disponível na tabela abaixo.

Fabricante
Modelo
Arquivo de Instalação
Manual de Instalação
Aladdin
PKI – Client – 32 bits
Download (12mb)
PKI – Client – 64 bits
Download (20,6mb)
GD Starsign
Versão 32 bits
Download (4,44mb)
Versão 64 bits
Download (4,44mb)

Hotfix para reconhecer a cadeia ICP-Brasil V2 em Windows XP

Sistema Operacional
Arquivo de Instalação
Windows XP PT-BR 32 bits
Download (1,17mb)
Windows XP ENG 32 bits
Download (1,54mb)

A Central de Verificação de Certificados Digitais é um sistema on-line que verifica e apresenta as informações gravadas nos certificados digitais existentes no seu computador, ao mesmo tempo que favorece o teste funcional do seu dispositivo criptográfico (para certificados A3).
Através dele é possível confirmar a autoridade certificadora emissora, ICP-Brasil ou Verisign. Confirmar se os dados estão corretos e se o certificado está plenamente funcional. O sistema ainda avisa sobre a proximidade de expiração do certificado digital e fornece a orientação necessária quanto a sua renovação.

Teste aqui seu certificado digital

 

 

 

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